poluição da água:
A
água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo
todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e
lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso
nenhuma providência seja tomada.
Este milênio que está
começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um
estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que
aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água
no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos
países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais
atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente
Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce
aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso
ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades
industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do
planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em
regiões acessíveis ao ser humano.
Causas da poluição das
águas do planeta
As principais causas de
deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e
contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo
este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos
químicos industriais e mineração sem
controle.
Em função destes problemas, os
governos preocupados, tem incentivado a exploração de aqüíferos
(grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul,
temos o Aqüífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco
utilizado.Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo
brasileiro.
Problemas gerados pela
poluição das águas
Estudos da Comissão Mundial de
Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de
3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo
necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água
potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas
doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide,
que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um
número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de
saúde destes países.
Soluções
Com o objetivo de buscar
soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi
realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água.
Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas
e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos
reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e
saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século
XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o
atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do
abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e
mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a
divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos
recursos hídricos.
Embora muitas soluções sejam
buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no
cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A
economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes
diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois
o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num
futuro pouco distante.
Dicas de economia de água:
Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos
curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água
para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite
as regiões de mananciais.
Fontes: www.suapesquisa.com.br
sosriosdobrasil.blogspot.com
Colégio Municipal Frei Calixto
Porto Seguro - BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário