quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Desmatamento no nosso país.

 Marina Pessoa
Marcelo Resende
O desmatamento no Brasil começou com a chegada dos portugueses no ano de 1500. Maravilhados com a riqueza natural com a qual se deparavam, iniciaram a exploração da rara biodiversidade brasileira, como a do pau-brasil. E esse desmatamento não parou: vivemos ainda em um mundo explorador, e em que os recursos que exploramos estão acabando e, quando acabar, o que nos restará?
No entanto, até algumas décadas atrás, a floresta amazônica brasileira ainda permanecia praticamente intacta, mas com a ambição e objetivo de lucro, ela se tornou um grande meio comercial. Entre os responsáveis por cerca de 70% do desmatamento, encontra-se a criação de gado, assim como a comercialização da madeira e o cultivo de soja.

Os maiores impactos ambientais ocorridos devido a esse tipo deflorestamento incluem a perda de biodiversidade, a redução da ciclagem da água e a liberação de carbono, contribuindo para o aquecimento global.

Esta situação é fonte de preocupação de muitos outros países, já que, além de ser a maior floresta tropical do planeta, tem 63% de seu território só no Brasil, e o restante distribuídos em países como Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa. Possui uma megabiodiversidade e é também responsável pelo armazenamento de cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo. A floresta amazônica absorve parte do carbono (maléfico ao meio ambiente) e possui enorme potencial de plantas para uso farmacêutico, alimentar e/ou cosmético.



Gráfico do deflorestamento da floresta amazônica
Considerando as pesquisas feitas nos últimos tempos, foram registradas a perda de 20% da floresta original. Tratando-se de um bem público e de interesse de todos, a responsabilidade de preservá-la não deve se conter aos proprietários. Para assegurar a preservação, o governo deveria ampliar as unidades de conservação, incluir repressões através de multas e monitoramento, além de incentivar o reflorestamento.
Imaginemos o que acontecerá se os recursos que exploramos acabarem. Provavelmente, só será dessa forma que saberemos quão dificil será a sobrevivência dos seres humanos e a consistência do planeta. Então, temos que pensar ao abusar dos recursos naturais (que são finitos), porque um dia isso irá acabar, e não teremos como voltar atrás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário