Marina Pessoa
Marcelo Resende
Marcelo Resende
O desmatamento no Brasil começou com a chegada dos portugueses no ano
de 1500. Maravilhados com a riqueza natural com a qual se deparavam,
iniciaram a exploração da rara biodiversidade brasileira, como a do
pau-brasil. E esse desmatamento não parou: vivemos ainda em um mundo
explorador, e em que os recursos que exploramos estão acabando e, quando
acabar, o que nos restará?
No entanto, até algumas décadas atrás, a floresta amazônica
brasileira ainda permanecia praticamente intacta, mas com a ambição e
objetivo de lucro, ela se tornou um grande meio comercial. Entre os
responsáveis por cerca de 70% do desmatamento, encontra-se a criação de
gado, assim como a comercialização da madeira e o cultivo de soja.
Os maiores impactos ambientais ocorridos devido a esse tipo
deflorestamento incluem a perda de biodiversidade, a redução da ciclagem
da água e a liberação de carbono, contribuindo para o aquecimento
global.
Esta situação é fonte de preocupação de muitos outros países, já que,
além de ser a maior floresta tropical do planeta, tem 63% de seu
território só no Brasil, e o restante distribuídos em países como Peru,
Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador e Guiana
Francesa. Possui uma megabiodiversidade e é também responsável pelo
armazenamento de cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo. A
floresta amazônica absorve parte do carbono (maléfico ao meio ambiente)
e possui enorme potencial de plantas para uso farmacêutico, alimentar
e/ou cosmético.
Gráfico do deflorestamento da floresta amazônica
Considerando as pesquisas feitas nos últimos tempos, foram
registradas a perda de 20% da floresta original. Tratando-se de um bem
público e de interesse de todos, a responsabilidade de preservá-la não
deve se conter aos proprietários. Para assegurar a preservação, o
governo deveria ampliar as unidades de conservação, incluir repressões
através de multas e monitoramento, além de incentivar o reflorestamento.
Imaginemos o que acontecerá se os recursos que exploramos acabarem.
Provavelmente, só será dessa forma que saberemos quão dificil será a
sobrevivência dos seres humanos e a consistência do planeta. Então,
temos que pensar ao abusar dos recursos naturais (que são finitos),
porque um dia isso irá acabar, e não teremos como voltar atrás!

Nenhum comentário:
Postar um comentário